Será a Manteiga de Amendoim, Saudável ou Não?




Em si, a manteiga de amendoim é saudável, no entanto, deve ter-se alguns aspectos em atenção. O amendoim é uma oleaginosa com elevado teor de gordura que, apesar de insaturada, não deixa de ter um valor energético elevado. O importante é terem a noção de qual a quantidade que se deve consumir.

Além disso, a manteiga de amendoim tem um baixo teor de hidratos de carbono. O que provoca a que se tenha refeições em porções mais equilibradas de hidratos de carbono, proteína e gorduras.

Pode ser consumido, juntamente com:


  • Com fruta;
  • Evitar a ingestão com pão branco, preferencial ao pão integral;
  • Com fontes de hidratos de carbono complexos como aveia ou pão/tostas integrais;
  • Excluir a junção de alimentos com alto teor de gordura.


Quais então os benefícios da manteiga de amendoim?

1. Boa para quem treina, pois contém todos os nutrientes essenciais que garantem um bom desempenho no treino. Os hidratos de carbono, de baixo índice glicémico, fornecem energia de forma contínua. As proteínas, que em 100 gramas estão presentes em 27 gramas, o potássio, que evita cãibras, e ainda arginina, que além de ajudar na formação de massa muscular, reforça as defesas do corpo contra possíveis doenças.

2. Tanto o amendoim como a manteiga de amendoim são ricos em gorduras boas que contribuem para a regulação do colesterol e a prevenção de doenças cardíacas.

3. Contém Vitamina E, que fortalece e ajuda em si a pele.

4. Ajuda a saciar a fome, retirando até aquela vontade de apetite constante.


Em si, convém sempre consultar um médico ou nutricionista, e evitar alguns tipos de manteiga de amendoim, onde não são puros, levando compostos nocivos para a saúde, e para quem for alérgico a amendoim, tem sempre outras oportunidades como a manteiga de amêndoa (chamado de óleo de amêndoa) ou manteigas e óleos de coco.

Comentários