O Zinco é de facto um mineral, essencial para o nosso organismo, estando geralmente presente em mais de 300 enzimas, intervém em hormonas e ajuda o sistema imunitário.
Ajuda a diferenciar as células invasoras do nosso corpo, das boas, ajuda na ovulação como na produção de esperma e fertilização.
O Zinco favorece por outro lado alguns problemas de saúde como a osteoporose, diabetes, pele e unhas, prevenção de doenças cardiovasculares, regulação do sistema endócrino, maior imunidade, beneficiam o sistema nervoso combatendo doenças como Alzheimer ou Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade, combate o envelhecimento, ajuda no aumento de massa muscular.
Carência de Zinco
Impotência sexual, pode prejudicar o paladar e percepção do gosto, diminuição de produção de ácido clorídrico (necessário para a digestão), distúrbios de atenção, probabilidade de redução de memória, maior probabilidade de falta de concentração e convulsões, pode até afectar o comportamento, anemia e hipotiroidismo.
Alimentos com Zinco
- Carnes vermelhas;
- Ostras;
- Lagostas;
- Chocolate Negro;
- Feijões;
- Amendoins;
- Amêndoas;
- Lacticínios;
- Grão-de-bico;
- Ervilhas;
- Semente de abóbora;
- Caju;
- Abacate;
- Abacaxi;
- Ameixa;
- Figo;
- Framboesa;
- Maçã;
- Manga;
- Melão;
- Morango;
- Alface;
- Agrião;
- Batata;
- Batata-doce;
- Beterraba;
- Brócolos;
- Cebola;
- Cenoura;
- Cogumelo...
Como sempre é aconselhável procurar um(a) nutricionista ou médico(a), para recomendar se é necessário algum suplemento em caso de carência.
Um Bem-Haja!
Luís Costa
Comentários
Enviar um comentário