Dicas para uma vida mais saudável


Todos desejamos ter uma vida melhor e mais saudável e assim sendo ficam aqui algumas sugestões de boas práticas, para manter o organismo num equilíbrio mais apetecível, certamente já praticam algumas das dicas, contudo ficam aqui as minhas sugestões.


Praticar Desporto ou Exercício Físico

Não só nos trará benefícios a nível cardiovascular e respiratório, como pode ajudar a diminuir excesso de massa gorda, aumentar a massa muscular, melhorar o sistema imunitário, atrasar o envelhecimento de tecidos, e, por vezes nem custa nada praticar algum desporto ou fazer exercício até em casa, podemos até andar de bicicleta, subir e descer escadas, caminhar junto à praia, corrida matinal, praticar exercícios normais em casa como flexões, abdominais, levantamento de pesos, bicicleta fixa, há uma variedade enorme de possibilidades e só nos fará bem.


Evitar o Stress ou Aliviar o Stress

O Stress dividido em eustress (o bom) e distress (o mau) é algo que nos pode perseguir a vida inteira, mas há mecanismos de o evitar, visto que o distress nos trará dores de cabeça, problemas relacionados com ansiedade, problemas de sono, intestinais entre várias outras anomalias. 
Para o evitar convém evitar fazer aquilo que lhe dá esse transtorno, pode sempre abstrair um pouco, fazer um intervalo, praticar um pouco de exercício, dar uma corrida para descomprimir, pode beber chá com propriedades carminativas, fechar os olhos e respirar fundo, beber água, lavar as mãos ou mesmo tomar banho, desligar-se do telemóvel ou televisão ou computador, brincar com o seu animal de estimação, fazer massagens, vá são várias as técnicas, em casos extremos procurar ajuda médica.


Alimentação Equilibrada

Devemos ter um equilíbrio na alimentação entre alimentos ácidos e alimentos alcalinos, assim como evitar abusos, especialmente de fritos.


Hidratar o Corpo

Devemos sempre manter o nosso organismo com bastante água (não exagere, não vale a pena transbordar de água), caso não goste de beber 1 a 2 litros de água por dia, pode variar com chás, evitando adicionar açúcar.


Reduzir o Consumo de Sal

Não vale a pena transbordar a sua alimentação de sal, procure primeiro saber se o alimento já é rico em sal, é o mesmo que colocar um bacalhau demolhado em sal, não fará sentido e não vai retirar o excesso de sal, assim como evite o sal refinado, além de não ser natural pode conter químicos.


Consumir mais Fruta e Vegetais

Há uma enorme variedade de frutas e vegetais, pode ir variando, não é necessário utilizar todos de uma só vez (alimentos), até porque, têm todos vitaminas, fibras, hidratos, minerais e dá para ir variando.


Espero que possa ter ajudado.

Um Bem-Haja!

Luís Costa

Comentários