Dia Mundial da Fotografia - 19 de Agosto


Então a Fotografia nasceu há 180 anos, no dia 19 de Agosto de 1839, quem diria, onde o governo francês anunciou, oficialmente, da invenção da fotografia. Já passaram alguns anos desde então e houve um enorme progresso nas máquinas fotográficas, na forma de fotografar, na forma de ver a fotografia, nas várias expressões da arte de fotografar e ser fotografado.

Esta celebração do Dia Mundial da Fotografia, é relativo há invenção do daguerreótipo, um processo desenvolvido por Louis-Jacques-Mandé Daguerre, apesar de não ter sido uma invenção fácil, outro dos seus precursores, Joseph Nicéphone Niépce uniu elementos da química e da física, tendo criado a "héliographie", chamada também de "câmara obscura" outrora utilizada também por Leonardo da Vinci, Daguerre aperfeiçoa então a invenção, baptizando-a como "daguerreótipo".




Esta é a primeira imagem onde retratam casas e pessoas, como natureza. Tudo quanto fosse muito movimentado como carros da altura e pessoas a mexerem-se, não foi possível na altura captar, se pensarmos nos dias de hoje, há máquinas que são feitas propositadamente para captar movimentos, é interessante ver a evolução.

Em Portugal contamos com o Instituto Português de Fotografia, que conta com 51 anos de experiência em formação, podem sempre fazer formações, como cursos.


Deixo aqui alguns links dos meus trabalhos na fotografia, caso queiram acompanhar, comprar alguma fotografia, ou requisitem serviços, ou simplesmente visualizar mais fotografias, num mundo cheio delas e de várias perspectivas:



Um Bem-Haja,
Luís Costa


Comentários