Os (talvez) dias finais do Facebook?


Será que o Facebook (não, não é o que será do Guaraná), está a dar as últimas? E, não, também não sou caluniador ou vivo às custas de vender mentiras, como um vidente ou adivinhador, de outra forma o Euromilhões era facilmente tangível.

Sendo assim vamos prosseguir? VAMOS A ISSO!

Actualmente o Facebook está alterado, caso não tenham ainda dado por ela, mas já desde início de 2018, que houve alterações, as mesmas anunciadas pelo proprietário Mark Zuckerberg, alguém que claramente não está pobre, mesmo com estas alterações, no entanto a empresa Facebook caiu a pique em quotas e na banca perdeu cerca de 3,3 milhões de €'s, coisa pouca e que qualquer ser humano tem no bolso (imaginário).

Portanto que alterações trouxe?

O Facebook passou a prever o que nós queremos ver, através dos marcadores que temos de páginas, os seguidores que estamos a seguir, e aqueles que marcamos como algum campo de 'amigo/família', entre outros, evitando assim aparecer o feed completo de tudo o que aparece e de tudo o que se segue, em si, até faz sentido, visto que por vezes há mesmo de tudo, se tivesse sido bem feito, só se veria o conteúdo que se quer e de quem se quer.

O que implica estas alterações?

Que deixe de aparecer o feed de toda a gente, se tiverem páginas, como é o meu caso, que estou a gerir mais de 5, torna-se mais complicado atrair novos 'clientes' ou novos utilizadores e gostos, visto que as páginas se não forem seguidas, deixam de aparecer como sugestão, assim como deixam de aparecer no feed das pessoas, mesmo que tenham colocado 'gosto', ou seja que independentemente de ter 400 seguidores ou mais, ou se tivermos uma página de 500 gostos ou mais, que em si esse nicho, não será na totalidade abrangido, se as pessoas não colocarem a página ou o perfil como 'favorito' ou como uma espécie de marcador assim como se faz nos browsers.
O que leva a quem utilize páginas a perder 90% do alcance que teria antes, isto sem anúncios, porque esta alteração, leva mesmo a que sejamos gastadores (em teoria), e é uma política muito "bonita" de alterar num português/inglês bonito e floreado como Mark anunciou, no entanto é e foi uma forma do Facebook ganhar mais dinheiro, por mais rodeios que tentem ter, facto é que qualquer página, mesmo as que têm mais gostos/seguidores, têm de investir dinheiro em publicidade/ads, para que ela possa ser visualizada mais vezes, como devem constatar existem carradas de publicidades que vos aparecem no feed, especialmente de páginas e conteúdo que nem seguem, as mais usuais até são aqueles vídeos de "Experts" (não sei bem do quê) a tentarem vender-vos gato por lebre, onde tentam explicar o que é o Marketing, e que vos dão tudo gratuitamente, entre outras coisas como Coaching (de trazer por casa), e N outros exemplos, deixo já o alerta (caso estejam a ler isto), não caiam nessa esparrela, eles por vezes ganham dinheiro só pela visita ao site todo catita e todo 'seguro', assim como ganham dinheiro se lhe derem dados (porque os dados são utilizados para serem vendidos a outras empresas), assim como vos aviso para qualquer campanha, que não das páginas oficiais, onde vos ofereçam "Saco Cheio" ou "Ofertas", ninguém dá nada a ninguém, tenham consciência disso, isso são esquemas de phishing para vos roubar os dados e serem vendidos a outras empresas, ou simplesmente empresas camufladas de seguradoras e entidades semelhantes, para vos aborrecerem todos os dias.


E em si, o Facebook está a pouco e pouco a ser mais um Hi5 ou Orkut ou plataformas semelhantes?

Se tiverem dúvidas, de alguma coisa que escrevi, não hesitem em contactar.

Um Bem-Haja a Todos!

Comentários