A Arte de Saber Comunicar


Coloco como 'Arte', porque para todos os efeitos, Comunicar é uma arte, tanto no formato escrito, no formato digital e no formato de discurso ou diálogo.

Porque motivo, coloco então ao patamar de 'Arte'?
- Pela simples razão, de que nem todos se sabem expressar, quanto mais comunicar as ideias chave ou aquilo que pretendem, assim sendo é uma arte, não ao alcance de todos(as).

O mais importante para se comunicar, não é a totalidade de conhecimento que temos de vida, ou de teoria que aprendemos no decorrer da vida, mas sim, a forma como colocamos todo esse conhecimento, toda essa teoria, em prática e como nos expressamos e a que público nos estamos a dirigir.
Para tal, convém colocar em prática, em diversas ocasiões, é no fundo como aprender uma nova linguagem, se não a colocamos em uso, a dada altura, esquecemos como comunicar através dela.
Em qualquer discurso, convém apresentar calma e transmitir confiança, naquilo que se está a verbalizar, de outra forma estamos apenas a debitar o que achamos que o outro gostará de ouvir de nós.

Dicas de Comunicação...


  • Para qualquer momento da vida, geralmente é necessário escutar, antes de falar, só assim vamos entender o lado de lá, e só assim, poderemos ter uma conclusão de como responder ou procurar a solução mais apropriada para a situação.
  • Não ficar apenas por responder, perguntar e questionar também o lado de lá, o que entronca um pouco no ponto anterior, é sempre bom demonstrar que escutaram de facto o lado de lá.
  • Em qualquer situação, respeitar a opinião do outro lado, salutar até se necessário ou se for conveniente, é saudável ter em conta os argumentos do lado de lá, porque até poderíamos ser nós a pensar da mesma maneira.
  • A linguagem corporal é também outra ferramenta importante para a comunicação, não convém estar constantemente a mexer no telemóvel e dizer que estamos atentos, assim como estar constantemente de braços cruzados a espairecer no ar, é mais saudável o contacto visual e uma postura de frente, até porque se está a comunicar e não a jogar golfe.
  • A empatia, também tem um papel importante na comunicação, porque a melhor forma de entendermos o outro, é se nos colocarmos no lugar dele(a).

Para terminar deixo a seguinte frase de Peter Drucker:
«As empresas são construídas com base na confiança, que, por sua vez, é construída com base na comunicação e na compreensão mútua.»

Sejam práticos e comuniquem.

Um Bem-Haja,
Luís Costa

Comentários