"Ambassador" o que é? Os malefícios ou benefícios...


Não se preocupem, não vos estou a tentar vender banha da cobra, ou a serem 'embaixadores' de nenhuma marca, foi apenas a imagem escolhida, para abordar a temática, do que é ser um(a) "Ambassador" (Embaixador(a)), e quais os malefícios e benefícios do mesmo, se será realmente só vantagens ou desvantagens e alertar para algumas companhias e empresas, assim mais estranhas.

Ambassador|Embaixador o que de facto é?

Além de ser um modelo de carro da marca AMC (American Motors Corporation), é um movimento que começou a surgir no século XXI, com maior frequência, onde o pretendido é que uma marca ofereça (ou não), determinados materiais ou produtos a determinada pessoa, para a mesma promover essa marca, podendo em teoria obter mais possíveis compradores do seu produto ou material, tornando essa pessoa escolhida, uma promotora da marca, também chamada(o) de 'Ambassador'.

Existem várias marcas que hoje em dia buscam, pessoas com determinado número de acompanhantes e seguidores, para lhes promover os produtos e a própria marca, por exemplo a Nike, tem preferência em ter desportistas conhecidos, a promoverem a marca, por exemplo Cristiano Ronaldo, quer se goste, quer não se goste, a grande probabilidade de ser um bom investimento da Nike, em alguém como Cristiano Ronaldo, é quase um dado garantido de retorno, do investimento, visto que há sempre fãs, que seguem os seus ídolos e tendências.


Benefícios de se ser 'Ambassador'

Primeiro convém entender que esta lista é generalista, não significa que todas as marcas pratiquem da mesma forma, nem que todas tenham estes benefícios, da mesma forma que será para os malefícios.


  • Ter geralmente conteúdos e produtos, antes da sua estreia;
  • Algum retorno financeiro, mediante os contratos celebrados;
  • Pela angariação de novos clientes, poderá receber X%, nem que seja em novos produtos;
  • Mediante os contratos celebrados, poderá receber produtos gratuitos + dinheiro;
  • Partilhar conteúdos de marcas que gostam, atraindo também para si, novos visitantes/seguidores...

Malefícios de se ser 'Ambassador'

  • A marca pode obrigar a que se comprem produtos (desnecessários);
  • A marca pode obrigar a que diga bem de um produto que nunca utilizaria ou acha interessante;
  • Pode não haver retorno financeiro;
  • Não sabendo de leis, é um risco assinar contratos, mesmo que em formato digital;
  • Passa a ter um compromisso com determinada marca em detrimento de outra;
  • Passa a representar uma marca, e não propriamente o seu 'eu' de outrora...

Cuidados a ter...

Agora a parte que certamente muitos(as) preferiam ter lido, mas cada coisa a seu tempo, é preciso ter muito, mas quando digo muito, é mesmo muito, cuidado com as marcas que vão representar, especialmente via Facebook e Instagram, que é onde mais entidades, falsas marcas, pessoas individuais, se fazem passar por Marcas a sério, ou representantes de determinadas Marcas, e na realidade são esquemas de pirâmide, phishing, entre vários outros esquemas fraudulentos, alguns até introduzem informações que se assemelham à realidade, desde moradas, desde telefones, desde websites, contudo, não significa que o sejam.

  • Primeiro o que se deverá fazer?
Verifiquem sempre a autenticidade da página, verifiquem se a página é verificada pelo Instagram, Twitter, Facebook (não significa que por ser verificado, seja legal, mas sempre ajuda a entender que em princípio foi verificada a entidade).

Verifiquem se a morada bate certo, com a morada fiscal, podem sempre procurar se o NIF existe e se é legal, verifiquem se o website é seguro (geralmente tem um aloquete/cadeado verde).

Verifiquem a veracidade dos testemunhos, perguntem a amigos ou conhecidos, se ouviram falar ou se conhecem ou a pessoas mais entendidas de segurança na internet.

Não assinem nada, não preencham nada, sem ter este primeiro ponto assegurado.

  • Segundo o que se deverá fazer?
Assegurando o primeiro ponto, convém entender o que a Marca pretende e o que ela oferece e as contrapartidas dessas 'ofertas', entendam uma coisa, se não são alguém milionário, não esperem nada na vida de graça ou sem trabalho e contrapartidas.

Façam uma simples lista das vantagens e desvantagens que vos são oferecidas.

Se virem que há mais vantagens do que desvantagens e que de facto não gastam mais do que aquilo que em teoria será um retorno (além dos produtos), podem dar uma última vista de olhos, especialmente às políticas do site e do contrato a celebrar (porque não é por preencher um formulário, que não estão a assinar um compromisso/contrato, convém ler sempre as políticas todas deles, aquilo que ninguém lê, é melhor ler).


Finito

Exemplos de campanhas geralmente mais fraudulentas (não é uma regra geral, é a mais comum acontecer, e a que mais leva as pessoas a entrar nos esquemas e em acreditar):
  • Pessoas que se façam passar por marcas de relógios;
  • Produtos de beleza;
  • Marcas de emagrecimento;
  • Marcas de produtos 'naturais';
  • Marcas de roupa...
Volto a recapitular, não significa que todas sejam campanhas falsas ou pessoas que se façam passar por tal.

Deixo ainda como nota, que mesmo marcas fidedignas, têm campanhas falsas, onde dizem oferecer X e Y, na troca de seguidores e de identificarem outros tantos, para seguirem a marca, deixo-vos o conselho, 90% delas, apenas quiseram angariar os seguidores/gostos, para a Marca crescer e ganhar, uma vez mais, deixo a dica do "ninguém dá nada a ninguém a troco de nada".


Um Bem-Haja!

Luís Costa

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