A Importância da Vitamina D



Primeiro devemos entender que a falha desta Vitamina ou termos deficiência desta Vitamina, trará problemas de doenças auto-imunes, como doenças inflamatórias, doenças virais e bacterianas, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, entre outras. É mais comum acontecer em pessoas obesas e em pessoas com tom de pele mais escuro, por ser mais difícil ao sol incidir (exemplo). 

Esta Vitamina D tem um papel importante na absorção de todo o cálcio que consumimos, ou seja, evita que o cálcio consumido seja eliminado via renal. Tonifica ainda os músculos, como ajuda nos tecidos e em órgãos, trazendo um equilíbrio.


Como obter essa Vitamina D?

Geralmente é mais conhecida por ser uma vitamina que nos é dada através do sol. A exposição solar ajuda a que existam reacções bioquímicas, produzindo assim a vitamina D, dando cerca de 70 a 85% das nossas necessidades diárias. 
É recomendável a exposição da face, mãos, pernas e braços ao sol, sem protector solar (evitar horário de maior calor), durante 10 a 15 minutos (preferencialmente pedir recomendação a um médico).

Mas há outros alimentos que têm essa vitamina, como os ovos, o bacalhau, e salmão, margarinas, óleo de amêndoa, embora tenham uma menor dimensão de vitamina, mas não deixa de ajudar.

Não é conveniente ter ausência desta vitamina, há ainda suplementos que os médicos podem receitar.

Comentários