O Que é o E-mail Marketing?



Após algum tempo de ausência do blog - All Can Dream About Life devido a outros compromissos, retorno com um tema que para alguns já devem conhecer, já ouviram pelo menos falar, ou até já utilizem, para todos os efeitos quem ainda não conhecer, tentarei de forma breve explicar o que é e para o que serve, assim como algumas ferramentas que se pode utilizar, tanto para divulgação de marca, produtos, empresas ou a título individual.

O que é e-mail marketing?

De forma resumida é a utilização de um e-mail em campanhas de marketing digital, com o objectivo de criar ou manter um tipo de relação com clientes e possíveis clientes, melhorando significativamente resultados nas vendas e na retenção ou manutenção das mesmas. Onde há uma segmentação de contactos e com uma automação de campanha provenientes de aplicações ou programas como MailChimp, onde basta organizar o conteúdo do e-mail, ter uma lista de e-mails e o MailChimp fará o resto.

Uma óptima vantagem de e-mail marketing, que ao contrário do correio normal, é que tanto por lei, como por opção, podemos cancelar a subscrição de e-mail, deixando de receber na hora, qualquer tipo de publicidade ou campanha.


Quais as vantagens de utilizar?

Primeiramente é uma via gratuita onde podemos alcançar milhões de pessoas, até biliões se devidamente feita e numa ou mais línguas, para ser mais fácil chegar a todo o tipo de pessoas, logicamente podem ser criados nichos, mediante produto ou negócio, por exemplo com os livros que escrevi em português, não fará, sentido enviar para pessoas que falem em chinês, o meu proveito será basicamente nulo.

Segundo podemos fazer um layout personalizado, onde a imagem e a forma como é construída a campanha ou e-mail, pode significar toda a diferença, se for algo simples e chamar à atenção ao mesmo tempo (não exagerem em cores aberrantes, não é esse tipo de chamar à atenção), com maior facilidade se retém um potencial cliente, pode até não comprar nada na primeira campanha, mas eventualmente vai-se manter na subscrição da newsletter e estar a par das próximas campanhas, quem sabe um dia, será um novo cliente.

Podemos saber as estatísticas com pormenor, tanto de quem viu, quem abriu os links (caso tenha), quantos subscreveram e quantos retiraram a subscrição, entre outras estatísticas relevantes para futuras campanhas.

Ao abranger muita mais audiência há a grande variante de obter sempre novos clientes.


Como então fazer e-mail marketing?


Aconselho a fazerem a Metodologia 5w2h, que representam 7 questões, onde se forem bem respondidas, têm o "como fazer".

1º Quem?

Quem é então o público, convém ter uma base de contactos (preferível do que comprar bases de dados, onde muitas vezes compram em grande número e apenas meia dúzia funcionam e não há retorno monetário, simplesmente compram gato por lebre, além que essa meia dúzia pode nem ter qualquer interesse no seu produto).
Além disso pode manchar o seu produto/empresa visto que podem considerar que é apenas spam ou um esquema de phishing.

2º Porquê?

Convém definir os objectivos de comunicação, não vale a pena enviar por enviar, até porque tem de pensar que quer fidelizar clientes e potenciais clientes, num contínuo contacto, convém também entender o hábito e preferência desses clientes, para poder fazer promoções ou lançamento de novos produtos.

3º O Quê?

O que se deve enviar é importantíssimo, pode sempre convidar a subscreverem à sua newsletter, pode enviar promoções, criar eventos temáticos ou criar datas especiais, entre outras opções.

4º Quando?

A frequência de envio é também de extrema relevância, não convém ser de X em X horas, mas também não envie de mês a mês, para não cair no esquecimento, seja um pouco constante e tente manter-se fiel aos dias em que envia.

5º Onde?

Convém ter sempre caminhos de e-mail verdadeiros, daí existirem técnicas de identificação de e-mail, como o DKIM e SPF, ambas as tecnologias vão ajudar a combater falsificação de e-mail, como verificar a veracidade de cada um, basta ter ambas correctamente preenchidas, e vão ajudar certamente.

6º Como?

Tem de ter em mente todos os passos até agora e criar um assunto que cative a pessoa a ler e a manter-se a ler, há quem utilize emojis, outros utilizam imagens para tornar mais animado, mas tenha sempre um layout apresentável, nunca vamos agradar a todos, mas é preferível ter algo dinâmico e acessível, do que algo piroso e horripilante.

7º Quanto?

As métricas são importantes assim como as estatísticas, para determinar se foi bem-sucedida a campanha ou se necessita de ajustes, convém estar sempre atento a cada campanha, para entender o que preferem.



Espero ter ajudado a entender melhor o que é.

Um bem-haja!

Luís Costa


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