Dicas Simples para um Currículo (VITAE)


O Modelo Europass, provavelmente dos mais conhecidos, pelo menos na Europa, pode ser sempre utilizado e podem seguir a matriz do mesmo: Europass, este mesmo é o que muitas das empresas aceitam e ao qual já estão habituados a ter.

Contudo existem vários outros modelos disponíveis online, como podem vocês mesmos fazer num documento Word, o importante é seguir um pensamento lógico:

  • Informações Básicas - Nome, Telemóvel, E-mail, Morada;
  • Informações Adicionais - Outras formas de contacto e redes sociais relevantes (evitem colocar aquelas onde apenas partilhem os vossos gostos, isso pode influenciar negativamente na decisão do recrutador);
  • Experiência Profissional - Há quem considere mais pertinente aquilo que tem como experiência, antes da sua formação, assim sendo, coloque de forma cronológica tudo o que fez;
  • Experiência Profissional - Estágios - Caso tenha feito estágios, também pode ser relevante colocar cada um e tudo aquilo que fez em cada estágio (de forma resumida);
  • Educação e Formação - Aqui será o campo onde coloca toda a sua formação, desde o 9º ano de escolaridade até Universidade ou simples formações e workshops, tudo pode ajudar;
  • Competências Pessoais - Local ideal para colocar as suas competências como português, inglês, espanhol, se tem carta de condução e qual, se entende de informática e o quê, se fez voluntariado, também pode colocar nesta área, hoje em dia já poucas empresas ligam aos hobbies/passatempos assim como se se considera um bom líder, organizado, entre outros, isso certamente será mais relevante no dia da entrevista, contudo pode colocar, se achar pertinente;
  • Informação Adicional - Local para colocar informações que considere pertinentes para a função, vamos supor que é um cargo de uma câmara, pode colocar nesse local recomendações de antigos presidentes de câmara (imprimir à parte), pode colocar filiações, seminários que tenha feito, etc.

O que nunca fazer num currículo?

  • Improvisar no tipo de letra, opte sempre pelas mais comuns: Times New Roman, Arial, Verdana, eu no meu caso até prefiro Garamound;
  • Mentir, no sentido de acrescentar formação que não tem ou experiência de trabalho que não tem, apesar de haver pessoas com sorte (ao terem mentido), nem sempre será assim, quando chegar o momento da verdade, vai ter de saber desempenhar a função e tarefa;
  • Evite erros de português, caso seja necessário é preferível rever em sites como no site da Priberam - FLiP, ou deixe a alguém que entenda da matéria, para da ruma vista de olhos, ou simplesmente contrate os serviços de um gestor de recursos humanos;
  • Ter o currículo desactualizado, supondo que entretanto tem mais formações/certificações ou esteve a trabalhar em X local, coloque sempre;
  • Não olhar para o currículo como um livro da história da sua vida, é importante ter toda a experiência e formação, mas também não entre em longos textos, seja breve e organizado;
  • Não faça uma carta de apresentação/motivação extensa, essa convém que seja ainda mais reduzida (uma folha máximo), onde apenas deve colocar nome, posição a que se candidata, formação relevante, experiência relevante e a motivação que o leva a querer a posição "oferecida".

Caso sejam necessárias mais dicas ou ajuda, deixo-vos o meu IG de Gestor de Recursos Humanos, o site pessoal para esta área, o Linkedin e o Facebook para o mesmo efeito, ou simplesmente podem escrever através do blog:


Um Bem-Haja!
Luís Costa

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