Cuidado a Darem os Vossos Contactos em Sites de Oferta de "Emprego"


Cada vez mais é preciso estar alerta, para quem damos informações privadas e contactos, há cada vez mais empresas que compram bancos de dados (contactos/informações pessoais de pessoas e potenciais clientes), assim como há várias outras empresas que não só vendem os bancos de dados, como defraudam as pessoas, com publicidades enganosas (por exemplo Facebook), com ofertas fictícias de trabalho/emprego, com "ofertas" em compras, com "ofertas" se se inscreverem aqui e ali, com "ofertas" com alíneas pequeninas onde não se lê e nos comprometemos a assinar algo (mesmo que em formato digital)...

Bem há uma infinidade de esquemas de scam, esquemas de phishing, esquemas de fraude, neste artigo vou apenas mencionar o que como Gestor de Recursos Humanos, também me preocupa, não só no momento actual, como no futuro, tanto na perspectiva de recrutador, como de cidadão, porque se estes esquemas continuam a crescer (e estão), cada vez mais empresas vão aderir ao mesmo, só para comprarem mão-de-obra mais barata, ou seja comprarem bancos de dados e obterem com isso informações nossas, como número de telemóvel, telefone, e-mail, moradas, entre outras informações que possam partilhar nos vossos currículos ou cartas de motivação, enfim.

Só para ilustrar um pouco melhor o que vos menciono, ainda hoje de 5 números diferentes, desde números começados por 300, por 93 ou mesmo 21 e 22, todos ligados à mesma empresa, já irei dar exemplos de várias empresas que aderem a isto e que utilizam isto para vos vender produtos, gato por lebre, esquemas de pirâmide, ilusões de terem produtos e serviços melhores, cheios de vantagens e sempre melhores do que a concorrência, vender créditos e empréstimos, é um mercado em género selva, onde não se respeitam leis ou artigos e passam sem ser incomodados pelos serviços que os deveriam penalizar, podemos até denunciar, podemos até colocar nos livros de reclamações, até colocar processos em tribunais, o aborrecido, é que vão continuar ilesos.

Empresas que fazem estes serviços:

  • Bankinter;
  • Endesa;
  • Vodafone;
  • MEO;
  • NOS;
  • Medicare;
  • Citibank...
São alguns dos exemplos que conheço tanto por experiência, como por conhecimento de outras pessoas.

Podem eles ligar constantemente?

Poder...Podem, se deviam é outra história.

É legal arranjarem o meu número, sem autorização?

Depende da perspectiva de como o arranjaram. Se compraram bancos de dados, na teoria não são legais, muito menos sem consentimento da pessoa em causa, aliás a privacidade é algo que no nome diz tudo, privacidade. 
Se vos burlaram (que irei mencionar de seguida como o fazem) com ofertas de emprego e no mesmo dia ou no dia seguinte, recebem chamadas a vender gato por lebre, uma vez mais, é ilegal.

Como burlam através de ofertas de emprego e de que maneira as podemos distinguir de verdadeiras ofertas de emprego?

Comecemos pela parte de como distinguir verdadeiras ofertas de emprego, a mais fácil e segura é entregar em mão, tanto quando a empresa está à procura de alguém, como se se propuserem a deixar o vosso currículo ao cuidado da empresa.

Outra forma de entregar currículos é então pela internet, há inúmeros sites para o efeito, poderia dizer que o que se encontra associado ao IEFP, seria o mais apropriado, mas mesmo esse tem muita das vezes ofertas (às quais vos dirão que são alheias ao IEFP, em parte não se controla tudo, mas deveriam para o efeito) que chegam ao local, entram num espaço vazio com uma mesa, um papel branco e uma caneta e pedem para deixarem os vossos dados que posteriormente haverá segunda entrevista, resultado final, só queriam os vossos dados (nestas e situações semelhantes, convém denunciar directamente no IEFP e entidades apropriadas), assim como ofertas no estrangeiro que chegam lá e nem existe a empresa ou abriu falência recentemente.

Uma coisa vos garanto no LinkedIn se a empresa tiver logótipo, se tiver sede/morada, se tiver site e tudo legalmente, é mais fácil contribuir para uma maior segurança e legitimidade, embora também no LinkedIn existam ofertas onde vos levam para outros sites externos de outros sites em teoria de emprego, estejam sempre atentos a isso, não deixem o currículo a tudo o que vos aparece, tenham garantias. Prefiram os sites das empresas, como o caso da Sonae que podem candidatar directamente no site, ou no LinkedIn no caso de currículo através da própria plataforma, sem vos disparar para outros sites (especialmente das que vos obrigam a dar dados pessoais/extra currículo).

Tentem sempre ofertas do estado, no site - https://www.bep.gov.pt

Novamente aconselho a que façam o preenchimento de currículo ou entrega do mesmo ou em mão ou através do site da empresa e local que vos disponibilizam para tal efeito.

Outros sites de emprego, deixam sempre a desejar quando a política deles é que uma entidade/empresa/individual compre o espaço para colocar o que lhe apetecer, sem sequer dar uma vista de olhos nas conformidades, faz lembrar um pouco como algumas empresas multinacionais obtém os selos de conformidade e de confiança, basta dar um valor, que nem necessitam de se importar com leis e políticas.

Exemplo de site de emprego, onde geralmente é mais comum isso acontecer (passarem a ligar para o vosso número, sem ser da empresa em questão): Sapo Emprego. Inicialmente não era assim, mas a dada altura passou a haver de tudo.

Passemos à parte de como burlam, ou que tipo de ofertas podem dar a entender que não será tão verídico quanto isso, e não se esqueçam há aquelas empresas que existem que a oferta é para X e chegam à entrevista e oferecem Y, tanto em valor, tanto em tarefas, tanto na função.

Os casos mais proeminentes (suspeitem, mas não significa que sejam todos assim):

"Procuramos:
- Gente jovem;
- Gente ambiciosa;
- Gente disposta a aprender;
- Gente inexperiente;

Oferecemos:
- Excelentes condições de trabalho;
- Equipa muito jovem;
- Excelente remuneração;
- Óptimo ambiente de trabalho;
- Oportunidades na carreira;
- Crescimento;"

Este tipo de matriz, pode ser só copypaste umas das outras e falta de originalidade do recrutador ou falta de formação e talento para tal efeito, contudo são as mais comuns onde tudo parece fantástico e que não falta nada. Sabemos que ambientes de sonho, são raros e há sempre probabilidade de não ser viável por variadas opções, claro que há sempre bons ambientes de trabalho e boa camaradagem.

Outro bom exemplo é para funções do mais "normal" que sejam colocarem coisas como:

"salário compatível à função/oferecemos salário de 900€+"

Que por vezes são exemplos que vemos de empresas ou pessoas que criaram as contas para colocar essas "ofertas", onde não têm informação nenhuma da empresa, não sabemos o que são e ao que se vai, onde apenas pretendem obter o que vos tenho vindo a mencionar neste artigo, nunca se iludam com valores que colocam, nem com aquele engana meninos(as):

"mais regalias por comissão"

Não aguardem empregos de sonho e salários fantásticos, podem até ter sorte, ou ter boas cunhas, mas nem sempre são coisas que acontecem, a maioria consegue parcialmente ao ir trabalhar para fora de Portugal, mas cada caso é um caso.

Estes e outros mecanismos, são as formas de X em X tempo andarmos a receber chamadas anónimas ou de números, até vos posso dar alguns exemplos, de números para tais casos de spam/fraude/venda de gato por lebre:
  • 220047672;
  • 910248524;
  • 931310179;
  • +44 7770 702092;
  • 965937497;
  • 939012049;
Bem há muitos mais, deixo até um site onde podem pesquisar números:

Assim como este para tentar identificar o nome/local:

O que podemos sempre fazer? 

Utilizar aplicações para bloquear os números, pedir na entidade que temos como serviço de telemóvel, para bloquear os respectivos números. Utilizar o portal da queixa ou DECO ou portal do consumidor ou livros de reclamações das respectivas empresas, como denunciar se necessário há polícia, em casos de perseguição (porque por vezes bloqueamos um, dois, três contactos e continuam a todas as horas e dias).

Que de alguma maneira vos tenha servido de exemplo e ajudado.

Um Bem-Haja!
Luís Costa


Comentários