Explicação de Alguns Componentes dos Alimentos - Parte 2


Se bem se lembram na publicação anterior, já tinha abordado alguns dos E's, caso ainda não tenham lido a publicação, sem problemas, está aqui - Parte 1, só têm de clicar e ler, para dar continuidade com a publicação actual.


  • E621 - Glutamato Monossódico, normalmente encontrado em temperos pré-concebido, massas instantâneas, batatas fritas, snacks, condimentos, pizzas, produtos de dieta.
    • Alguns dos problemas de saúde: Com doses baixas leva a uma maior actividade das células do cérebro e pode ajudar a destruir os neurónios com uma forte rapidez, prejudicando o funcionamento normal do cérebro. É contra indicado em pacientes com transtorno bipolar, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, epilepsia e esquizofrenia.
  • E950 - Acessulfame de Potássio, normalmente encontrado em gomas, adoçantes, sumos de fruta industrializados, bolachas, sobremesas lácteas industrializadas.
    • Alguns dos problemas de saúde: Consumido a longo prazo pode ser cancerígeno.
  • E951 - Aspartame, normalmente encontrado em refrigerantes diet, adoçantes, rebuçados e chicletes (chiclas).
    • Alguns dos problemas de saúde: A longo prazo pode ser cancerígeno. Não deve ser ultrapassada a dose diária de 40mg/kg.
Estes são somente alguns dos exemplos, existe uma enormidade deles, tanto em alimentos, como em produtos que utilizamos, deixarei aqui uma lista deles, feitos pela ASAE - https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares/outros-aditivos.aspx

Como evidentemente é sempre bom pedir uma opinião ao seu médico de família, assim como um nutricionista e mesmo até alguém entendido de ervanário ou medicina alternativa. Seja para a desintoxicação natural de um consumo excessivo ou prolongado destes aditivos, como procurar saber que produtos e alimentos podemos ter em substituição, daqueles que consumimos.

Um bem-haja!
Luís Costa

Comentários